Entre em contato
Legislação
ASSISTÊNCIA SOCIAL TRABALHO, EMPREGO E RENDA HABITAÇÃO COMBATE À FOME

Diretoria da Assistência Social

 

A Proteção Social Básica tem como objetivo a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).

Essa Proteção prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos de convivência e socialização de famílias e de indivíduos, conforme identificação da situação de vulnerabilidade apresentada. Esses serviços e programas deverão incluir as pessoas com deficiência e ser organizados em rede, de modo a inseri-las nas diversas ações ofertadas. Os Benefícios Eventuais e os Benefícios de Prestação Continuada (BPC) compõem a Proteção Social Básica, dada a natureza de sua realização.

A Proteção Social Básica atua por intermédio de diferentes unidades. Dentre elas, destacam-se os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e a rede de serviços socioassistenciais direcionados para grupos específicos, dentre eles, os Centros de Convivência para crianças, jovens e idosos.

O que é o CRAS?

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública municipal, integrante do SUAS, destinado à prestação de serviços socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência.
Serviços oferecidos pelo CRAS
Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família- PAIF, ofertado necessariamente no CRAS, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos e contribuir na melhoria de sua qualidade devida.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – de caráter preventivo e proativo, realizado em grupos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com seu ciclo de vida.Destina-se a crianças, adolescentes, idosos em situação de vulnerabilidade.
Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas – tem a finalidade de prevenir os agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários.

Confira aqui os endereços e contatos dos CRAS em todo o Estado

Mapa dos municípios com CRAS em Santa Catarina

 

Estrutura da Diretoria
SUAS
Proteção Básica
Proteção Social Especial
CIB
BPC Escola
Bolsa Familia SC
Legislação SUAS
Galeria Fotográfica

NOTÍCIAS