O Serviço de Acolhimento São Gabriel, em São José, na Grande Florianópolis, foi fundado em 1987, está vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). O Centro tem como finalidade favorecer a construção progressiva da autonomia, da inclusão comunitária e do desenvolvimento para a vida diária. Os acolhidos participam de atividades de reabilitação, alfabetização, natação, pintura e biscuit e alguns deles trabalham.

O Serviço de Acolhimento ocupa uma área de 397,60 metros quadrados. A instituição conta ainda com refeitório, cozinha, lavanderia, depósito, sala para a gerência, sala de enfermagem e pátio externo. A equipe é composta por nutricionista, psicólogo, pedagogo com habilitação em Educação Especial e Enfermeiro, apoio administrativo, monitores e/ou técnicos de enfermagem, além de motoristas, profissionais de cozinha e profissionais de serviços gerais.

O objetivo deste tipo de residência é proporcionar autonomia e independência para que os acolhidos possam cuidar de si próprios. No Centro, vivem jovens e adultos, com idade entre 22 e 49 anos, que apresentam deficiência intelectual moderada ou severa ou autismo. 

 

Gerente
Emanuella de Oliveira Borges
Fone: 48 3665-6179
E-mail: gegab@sst.sc.gov.br