Equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional



Foto: Gettyimage.



A Rede de Equipamentos Públicos de apoio à Produção, Abastecimento e Consumo de Alimentos visa a redução dos índices de insegurança alimentar da população e promoção do acesso à alimentação adequada e saudável.  
Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos
 São espaços físicos estruturados e equipados para auxiliar na distribuição dos gêneros alimentícios da agricultura familiar, em especial os adquiridos por meio do PAA e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entre outros. 
 
 
Banco de Alimentos - Recebe alimentos de doações de indústrias, supermercados etc (produtos inadequados para a comercialização, mas próprios para consumo humano) e de compras da Agricultura Familiar realizadas por meio do PAA. Após serem doados são distribuídos gratuitamente para entidades assistenciais.
 
Cozinhas Comunitárias - Unidades com capacidade para produção de, no mínimo, 100 refeições saudáveis por dia, gratuitas ou a preços acessíveis para pessoas em vulnerabilidade social.
 
Restaurantes Populares -Produz e distribui refeições saudáveis, com alto valor nutricional, a preços acessíveis para pessoas em situação de insegurança alimentar. A previsão é de produzir no mínimo 1.000 refeições por dia.